O Culto da Mãe Divina

Śrī Swami Śivananda

© Divine Life Society
© Tradução livre por Māḷikā
© Revisão diacrítica e anotações por Anuttara

DEVĪ é sinônimo de Śakti ou o Poder Divino que se manifesta, sustenta e transforma o universo como um unificador da Força da Existência. Na verdade, a adoração de devī não é sectária, não pertence a nenhum culto. Pela atividade ou Śakti queremos dizer o pressuposto de todas as formas existenciais do poder, o poder do conhecimento, da onisciência. Esses poderes são os gloriosos atributos de Deus, e você pode chamá-lo de Viṣṇu ou Śiva, ou da forma com que você se identificar. Em outras palavras, Śakti são as muitas possibilidades do Absoluto surgindo como várias representações do Deus deste universo. Śakti e Śākta são apenas um; o poder e aquele que possui o poder não podem ser separados; Deus e Śakti são como o fogo e o calor do fogo.

A adoração de devī ou culto de Śakti é, portanto, o culto da glória de Deus, da grandeza de Deus e Sua supremacia. É a adoração do Todo-Poderoso. É lamentável que devī é entendida como uma sanguinária deusa hindu. Não, devī não é propriedade exclusiva do Hinduísmo. Devī não pertence a qualquer religião. Devī é a força consciente do Deva. Não deixe que isto seja esquecido. As palavras devī, śakti, etc., e as idéias de diferentes formas ligadas à esses nomes são concessões dadas às limitações do conhecimento humano, da compreensão humana. Bhāgavan Śrī Kṛṣṇa diz na Bhagadgītā: Esta é apenas a minha natureza, a Śakti inferior, além desta está a minha natureza superior, a Śakti original, o princípio da vida que sustenta todo este universo. A Upaniṣad diz: Pāra-Śakti, o Poder Supremo de Deus é ouvida de várias formas, este poder é a natureza de Deus manifestando-se como conhecimento, força e atividade. Verdadeiramente falando, todos os seres do universo são adoradores de Śakti, pois não há ninguém que não A ame ou anseie por Seu poder de uma forma ou de outra. Físicos e cientistas têm provado agora que tudo é energia pura imperecível. Esta energia é apenas uma forma da Śakti Divina que existe em cada forma de existência.

Visto que Śakti não pode ser adorada em sua natureza essencial, Ela é adorada como concebida em suas inúmeras manifestações, ou seja, criação, preservação e destruição. Śakti em relação a estas três funções é Saraswatī, Lakṣmī e Kālī. Estas, como é evidente, não são três devīs distintas, mas uma devī sem forma que é adorada em três formas diferentes. Navarātri é a ocasião festiva dos nove dias de adoração de Mahā-Kālī, Mahā-Lakṣmī e Mahā-Saraswatī, a Divindade do Universo adorada de três maneiras.

Saraswatī é a Inteligência Cósmica, Consciência Cósmica, o Conhecimento Cósmico. A Adoração de Saraswatī é necessária para buddhi-śuddi [purificação do intelecto superior], viveka-udāya [ação discriminadora], vicara-śakti [inquirição na natureza da śakti] para jñāna [estado de gnose] para a iluminação. Lakṣmī não significa riqueza material simples como o ouro, gado, etc. Todos os tipos de prosperidade, glória, esplendor, alegria, exaltação ou grandeza estão sob a graça da Deusa Lakṣmī. Śrī Appāyya Dikṣitar chama a libertação final como mokṣa saṃrajya lakṣmī. Por isso o culto de Lakṣmī significa o culto da Divindade, o poder que se dissolve na multiplicidade da unidade. A adoração de devī é, portanto, a explicação de todo o processo de sādhanā espiritual em todos os seus aspectos.

Durante o Navarātri, observe um estrito anuṣṭhana-sādhanā [prática espiritual contínua], e purifique a sua natureza espiritual interior. Este é o período mais auspicioso no ano para a Adoração da Mãe. Leia Sapthasathi, ou Devī-Mahātmya e Lalita Sahasrānama. Faça japa de mantra para devī. Realize o culto formal com pureza, sinceridade e devoção absoluta. Chore pelo darśana de devī. A Mãe Divina vai abençoar-lo com o conhecimento, a paz e a alegria que não têm fim. Que a Mãe Divina abençoe tudo!


© Texto em português Kaula Yoga ::: Tantra, Yoga & Āyurveda
www.kaulayoga.com

0 comentários:

Postar um comentário

Followers

Nosso espaço


Ammachi Ma








Danças Circulares Sagradas







CURRENT MOON