O Despertar da Śakti

Retiro de Primavera


Durante o Equinócio de Primavera de 2012, época de renovação, considerado o início do “ano” para a natureza, estaremos reunidos para celebrarmos este momento, através de rituais de purificação, mantras, cura, yoga e do despertar do Sagrado Feminino que existe em cada um de nós. Escolhemos um local mágico, em meio às montanhas de minas, repleto de cachoeiras, grutas e matas, ladeado pela energia magnética da região de Ibitipoca.

Apenas 16 vagas!

Data: 22 e 23 de setembro (sábado e domingo)
Local: Pousada Estação Andorinhas (Ibitipoca-MG) http://estacaoandorinhas.blogspot.com.br
Chegada: Sábado, 8h.
Saída: Domingo, 16h.
Alimentação: Ovo-lacto-vegetariana (usa laticínios e todos os tipos de vegetais, super saudável, leve e saborosa). O retiro inclui 3 refeições principais e lanches.
Acomodações: As acomodações serão em quartos duplos ou triplos.
Público: Homens e mulheres de qualquer faixa etária sem a necessidade de serem praticantes de Yoga ou terem algum conhecimento prévio. Nas práticas específicas para as mulheres haverá trabalhos paralelos para os homens.



Programa:

Sábado

8:00 – Chegada. Acomodação nos quartos e tradicional café da manhã mineiro.
9:00 – Abertura: apresentação do programa, dos participantes, ritual de abertura, proteção e conexão.
10:00 – Aula de Śakti Yoga: yoga especial para o despertar da energia feminina.
11:30 – Caminhada na mata.
12:00 – Harmonização dos elementos junto à cachoeira.
13:00 – Almoço.
14:00 – Horário livre para descanso, leitura, passeios.
15:00 – Workshop Āyurveda para Mulheres: Harmonia, Saúde & Equílibrio através do Respeito aos Ciclos Femininos – alimentação, hábitos, ervas, yoga, beleza etc.
17:00 – Chá | lanche.
17:30 – Tempo livre para banho | descanso.
18:30 – Meditação do anoitecer: Cidākāśa Dhāranā – Encontro com a Śakti Interior.
19:00 – Círculo Sagrado (Ritual de Purificação | Danças Circulares | Fogueira | Mantras | Consagração do Ventre).
21:30 – Jantar | Caldo
22:00 – Recolhimento

Domingo:

7:00 – Café da Manhã
8:00 – Caminhada na mata
8:30 – Meditação ao ar livre: Pañca Mahā Bhūta Śakti Dhāranā – Concentração nas Śaktis dos Elementos da Natureza.
9:00 – Śakti Yoga.
10:00 – Workshop Daśa Mahāvidyā: O Despertar da Śakti Através das Dez Deusas da Sabedoria – Práticas & Rituais.
12:00 – almoço.
13:00 – Vivência Tecendo a Mandala Sagrada.
14:30 – Ritual do Fogo | Fechamento e Despedida.
15:30 – Lanche.
16:00 – Partida.




Valores:

Até o dia 15 de agosto de 2012 (após esta data os valores sofrerão alteração).

Com transporte

·         Opção (a) R$ 330,00 à vista.
·         Opção (b) Inscrição de R$ 100,00 (necessária para garantir a vaga) + 2x R$ 120,00 (em cheques pré).
·         Opção (c) Inscrição de R$ 100,00 (necessária para garantir a vaga) + 3x R$ 85,00 (em cheques pré).

Sem transporte

·         Opção (a) R$ 260,00 à vista.
·         Opção (b) Inscrição de R$ 100,00 (necessária para garantir a vaga) + 2x R$ 85,00 (em cheques pré).
·         Opção (c) Inscrição de R$ 100,00 (necessária para garantir a vaga) + 3x R$ 50,00 (em cheques pré).

Inscrição: Efetive sua inscrição via depósito bancário ou mediante cheques pré-datados. Recebemos reservas de inscrição por e-mail, mas estas serão efetivadas unicamente mediante envio do pagamento em cheques ou via depósito bancário na conta cujos dados serão enviados aos interessados. Na escolha da opção de pagamento com cheques, estes devem ser enviados junto com seus dados, por sedex ou correio registrado para os organizadores.

O programa poderá ser alterado, cumprido total ou parcialmente de acordo com aproveitamento dos participantes.

Contatos:

Purneś – (32) 9112 3590
Mālikā – (32) 9134 7920

kaulayoga@hotmail.com

Facilitadores:


Purneś é professor de Yoga e Tantra (especializado em yoga-śāstras e tantra-śāstras). É adepto da Tradição Satyananda/Bihar Yoga. Formado em Enfermagem, é terapeuta Āyurveda e Mestre Reiki. Iniciou sua jornada espiritual com o Xamanismo. Auxilia buscadores no despertar da Śakti com Rituais Sagrados, Mantras, Meditações, Yoga e Āyurveda. Trabalha com grupos de Yoga Terapia aplicando a metodologia terapêutica da yoga-nidrā em pacientes com fibromialgia e portadores de deficiência mental (esquizofrenia e bipolaridade). Vem desenvolvendo seu trabalho desde 2006, participando como formador de professores de Yoga, apresentando trabalhos e conduzindo cursos.

likā é professora de hatha-yoga, meditação, Sociologia, Filosofia. Formada em Ciências Sociais (UFJF) – com pós-graduação em Estado e Sociedade – é educadora perinatal e terapeuta Āyurveda especializada na saúde da mulher. É focalizadora de círculos de mulheres que objetivam a emergência do Sagrado Feminino, resgatando as raízes xamânicas do Yoga & Ayurveda. Edita o blog Svaśakti, dedicado ao estudo do despertar do Sagrado Feminino e do Retorno da Deusa nos tempos modernos. Coordena o Projeto Luz Divina, um programa holístico inteiramente dedicado à gestante, durante a gravidez e pós-parto, assim como na preparação da mulher para a sonhada concepção. Fundou do Projeto Sūrya, viabilizando aulas de Yoga gratuitas na rede estadual de educação em Três Rios (RJ), levando uma nova perspectiva a adolescentes da região.

Moram em Juiz de Fora – MG com seu filho, onde dirigem o Instituto Kaula Yoga. Ministram programas abrangentes de treinamento em Yoga e Āyurveda Sādhanā sob uma perspectiva Tântrica e Védica com propósitos terapêuticos para harmonizar e curar o corpo, a mente e a consciência.









Pela urgência planetária em busca de purificação e equilíbrio, o Círculo de Kālī convida mulheres a integrarem este grupo, a fim de resgatarmos nossas heranças ancestrais, celebrarmos o poder de nossos ventres e nos conectarmos profundamente com os ciclos naturais e, desta forma, nos reintegrando à nossa própria natureza e despertando a consciência Divina que há em nós.

Trata-se de um trabalho de cura espiritual, ao mesmo tempo que nos fornece força e sabedoria para conduzirmos nossas vidas diárias. Seguimos ensinamentos milenares do Yoga, Āyurveda e Tantra, resgatando as raízes xamânicas destas tradições.

Reunidas em um círculo de poder, sempre durante a lua nova,  conduziremos nossa essência à sutilização, através de rituais de purificação, cantos, danças e celebrações que louvam o sagrado feminino e nos permitem uma percepção refinada de nossa realidade, nos trazendo um olhar de encantamento e plena consciência para cada instante de nossas vidas.

A Mãe Divina: Kālī Mā – a Śakti Primordial


Invocamos a energia Śakti, a energia feminina primordial que existe dentro de todos nós. Quando esta energia está desperta sentimos nossa real capacidade de nutrir, proteger e curar. É a conquista de um estado interior de bem-aventurança e a realização máxima de todos os potenciais humanos.

"De acordo com os videntes védicos, a feminilidade da mulher não pode existir separada de sua Śakti – a energia una de onde todas as coisas emergem. Śakti é o poder da Mãe por trás da criação, englobando os mistérios sagrados da criação, regeneração e destruição – uma metáfora para a feminilidade [...] As sagradas escrituras do Tantra nos informam que esta energia primordial permanece em sua forma potencial nos homens e está ativa nas mulheres. Para crescer espiritualmente, para evoluir em nosso nível de consciência, os dois sexos precisam reverenciar e refinar a Śakti dentro deles." (Bri. Maya Tiwari)

Nosso círculo é devotado à Kālī Mā, a Mãe Divina sob a forma de uma deusa guerreira da transformação interior, nos levando fundo em nossas próprias sombras, para emergirmos plenamente na Luz. No entanto, nos integraremos à energias de diversas deusas hindus, conhecendo suas características, suas potencialidades, e trabalhando estas energias dentro de nós mesmas através de sādhanās (práticas espirituais) específicos.

O Sādhanā das Mahāvidyās


Para o ano de 2012, um ano de inúmeras transformações planetárias, em vários sentidos, iremos focalizar as energias das Mahāvidyās, as dez Deusas da Sabedoria cultuadas na tradição tântrica do Śrī Vidyā. Cada encontro será dedicado à uma deidade, e durante aquele mês teremos práticas específicas para serem utilizadas em nossa vida diária.

O termo Mahāvidyā literalmente significa o grande conhecimento, mas geralmente é traduzido como os dez grandes conhecimentos. De acordo com a forma em que o culto das deusas é executado, o nome passa a indicar a função e natureza de cada Mahāvidyā. O nome se refere à adoração (upāsana) interna ou externa das dez Deusas da Sabedoria: daśa-mahāvidyā. Elas representam o conhecimento e o poder transcendente, a fonte de tudo o que é conhecido. Como encarnações do conhecimento transcendental, representam vários graus ou estágios da consciência, portanto, a fonte de tudo o que há para ser conhecido. Assim, cada uma das dez Deusas da Sabedoria representa uma forma particular de auto-realização, uma forma de liberar a Śakti interior (svaśakti) e realizar o conhecimento transcendental que existe em cada uma de nós.

Encontros de 2012

Março: Dia 24, sábado, às 19h :: Kālī – a Transformação
Abril: Dia 21, sábado, às 19h :: Tārā – a Cura
Maio: Dia 20, domingo, às 19h :: Tripura-sundarī – a Percepção
Junho: Dia 23, sábado, às 19h :: Bhuvaneśvarī – o Amor
Julho: Dia 21, sábado, às 19h :: Bhairavī – a Guerreira
Agosto: Dia 18, sábado, às 19h :: Chinnamastā – a Liberação
Setembro: Dia 15, sábado, às 19h :: Dhūmāvatī – a Ancestralidade
Outubro: Dia 20, sábado, às 19h :: Bagalāmukhī – o Poder
Novembro: Dia 17, sábado, às 19h :: Mātaṅgī – a Palavra Divina
Dezembro: dia 15, sábado, às 19h :: Kamalā – o Florescer

Informações adicionais

    Local:  Kaula Yoga – Rua São Mateus, 890 – Juiz de Fora-MG
    Contatos: (32) 9134-7920 (TIM) 8454-2337 (vivo) :: email: malika_yoga@hotmail.com
    Contribuição: R$ 15,00
  O que trazer: Oferendas de flores, frutas, velas ou incensos; objetos para serem sacralizados em nosso altar; instrumentos musicais, poemas, canções, tarôs e outros oráculos; usar roupas leves, de preferência, saias e vestidos compridos.

Importante:
•    Confirmar presença antecipadamente através de telefone ou email;
•    Chegar pontualmente ou com certa antecedência. Às 19h iniciaremos o círculo e o portão será fechado.


Que a Mãe Divina abençoe à todos!

Jai Mā!



12 de novembro, Sábado, Lua Cheia
14h às 18h

As mulheres de nossa atual civilização tem sofrido com a forma de vida competitiva e linear, características de uma sociedade patriarcal que abandonou o equilíbrio gerado pelo respeito à Mãe Terra. Presenciamos a cada dia os efeitos desta autodestruição, em nível macrocosmo, mas também, obviamente, nas perturbações existentes em nossa psique, nosso corpo físico, nossa alma. Somos parte de Um Todo, e para que possamos traçar objetivos para a cura do planeta, devemos antes nos voltarmos para nossa própria cura.

O sexo feminino talvez seja o que mais sofre, pois, no geral, vive num ambiente contrário à sua natureza cíclica e criadora. O que podemos fazer para resgatar nossa feminilidade, o poder criador que existe em cada uma de nós e que, da mesma forma que pode gerar uma vida, pode salvar inúmeras outras? Através da emergência da força materna, criadora, potencializadora, protetora e amorosa, podemos salvar à nós mesmas e manifestar esta Luz para todos que estiverem à nossa volta. Basta acessarmos nossas memórias ancestrais, nos conectarmos com as energias de cura que carregamos e deixarmos fluir a nossa Shakti (o poder feminino). Quando despertamos nossa essência divina, os desequilíbrios desaparecem, e com eles alguns termos muito comuns como TPM, distúrbios de menopausa, problemas com a fertilidade e com o ciclo feminino em geral, depressão, ansiedade, síndrome do pânico etc. Todas estas doenças não passam de avisos nos alertando sobre como nosso modo de vida desequilibrado está nos afetando. E se mesmo assim, preferirmos nos distrair com os shoppings centers e a novela das oito, o resultado final será uma vida cheia de doenças e perturbações.

Nunca é tarde para despertarmos e usufruirmos da vida de forma plena e consciente, cuidando de nós mesmas com gentileza e amor. É com este intuito que iremos realizar este encontro, aonde compartilharemos, além de técnicas meditativas, psicofísicas e orientações para uma vida saudável, uma nova maneira de olharmos para nós mesmas, como Divinas que somos. Iremos abordar o Ciclo Feminino em todas as suas fases, e como devemos agir para que o equilíbrio e a paz estejam sempre presentes em nossas vidas.

Que a Mãe Divina abençoe à todos nós!

Jai Maa!

Local: Kaula Yoga - R. São Mateus, 890. Juiz de Fora-MG

Contribuição: R$ 50,00 (inclui apostila)
Poucas vagas!
Reservas e informações: (32) 8454-2337 (claro) / 9134-7920 (Tim)
kaulayoga@hotmail.com
www.kaulayoga.com



O Culto da Mãe Divina

Śrī Swami Śivananda

© Divine Life Society
© Tradução livre por Māḷikā
© Revisão diacrítica e anotações por Anuttara

DEVĪ é sinônimo de Śakti ou o Poder Divino que se manifesta, sustenta e transforma o universo como um unificador da Força da Existência. Na verdade, a adoração de devī não é sectária, não pertence a nenhum culto. Pela atividade ou Śakti queremos dizer o pressuposto de todas as formas existenciais do poder, o poder do conhecimento, da onisciência. Esses poderes são os gloriosos atributos de Deus, e você pode chamá-lo de Viṣṇu ou Śiva, ou da forma com que você se identificar. Em outras palavras, Śakti são as muitas possibilidades do Absoluto surgindo como várias representações do Deus deste universo. Śakti e Śākta são apenas um; o poder e aquele que possui o poder não podem ser separados; Deus e Śakti são como o fogo e o calor do fogo.

A adoração de devī ou culto de Śakti é, portanto, o culto da glória de Deus, da grandeza de Deus e Sua supremacia. É a adoração do Todo-Poderoso. É lamentável que devī é entendida como uma sanguinária deusa hindu. Não, devī não é propriedade exclusiva do Hinduísmo. Devī não pertence a qualquer religião. Devī é a força consciente do Deva. Não deixe que isto seja esquecido. As palavras devī, śakti, etc., e as idéias de diferentes formas ligadas à esses nomes são concessões dadas às limitações do conhecimento humano, da compreensão humana. Bhāgavan Śrī Kṛṣṇa diz na Bhagadgītā: Esta é apenas a minha natureza, a Śakti inferior, além desta está a minha natureza superior, a Śakti original, o princípio da vida que sustenta todo este universo. A Upaniṣad diz: Pāra-Śakti, o Poder Supremo de Deus é ouvida de várias formas, este poder é a natureza de Deus manifestando-se como conhecimento, força e atividade. Verdadeiramente falando, todos os seres do universo são adoradores de Śakti, pois não há ninguém que não A ame ou anseie por Seu poder de uma forma ou de outra. Físicos e cientistas têm provado agora que tudo é energia pura imperecível. Esta energia é apenas uma forma da Śakti Divina que existe em cada forma de existência.

Visto que Śakti não pode ser adorada em sua natureza essencial, Ela é adorada como concebida em suas inúmeras manifestações, ou seja, criação, preservação e destruição. Śakti em relação a estas três funções é Saraswatī, Lakṣmī e Kālī. Estas, como é evidente, não são três devīs distintas, mas uma devī sem forma que é adorada em três formas diferentes. Navarātri é a ocasião festiva dos nove dias de adoração de Mahā-Kālī, Mahā-Lakṣmī e Mahā-Saraswatī, a Divindade do Universo adorada de três maneiras.

Saraswatī é a Inteligência Cósmica, Consciência Cósmica, o Conhecimento Cósmico. A Adoração de Saraswatī é necessária para buddhi-śuddi [purificação do intelecto superior], viveka-udāya [ação discriminadora], vicara-śakti [inquirição na natureza da śakti] para jñāna [estado de gnose] para a iluminação. Lakṣmī não significa riqueza material simples como o ouro, gado, etc. Todos os tipos de prosperidade, glória, esplendor, alegria, exaltação ou grandeza estão sob a graça da Deusa Lakṣmī. Śrī Appāyya Dikṣitar chama a libertação final como mokṣa saṃrajya lakṣmī. Por isso o culto de Lakṣmī significa o culto da Divindade, o poder que se dissolve na multiplicidade da unidade. A adoração de devī é, portanto, a explicação de todo o processo de sādhanā espiritual em todos os seus aspectos.

Durante o Navarātri, observe um estrito anuṣṭhana-sādhanā [prática espiritual contínua], e purifique a sua natureza espiritual interior. Este é o período mais auspicioso no ano para a Adoração da Mãe. Leia Sapthasathi, ou Devī-Mahātmya e Lalita Sahasrānama. Faça japa de mantra para devī. Realize o culto formal com pureza, sinceridade e devoção absoluta. Chore pelo darśana de devī. A Mãe Divina vai abençoar-lo com o conhecimento, a paz e a alegria que não têm fim. Que a Mãe Divina abençoe tudo!


© Texto em português Kaula Yoga ::: Tantra, Yoga & Āyurveda
www.kaulayoga.com





Tida como uma noiva perigosa, a deusa Durga representa uma ameaça fatal àqueles que se aproximam dela sexualmente. Inluindo gestos obscenos e comentários maliciosos, o rito remete a um interstício em que a ordem social é suspensa, permitindo a liberação de elementos reprimidos.

Apesar dela surgir como uma deusa apenas em textos mais tardios, suas raízes remetem às culturas nativas da Índia, culturas tribais e campesinas que ainda existem nas regiões periféricas, como as Montanhas Himalaias e Vindhias. Retratada como rainha cósmica, deusa guerreira e destruidora de demônios, seus mitos e rituais enfatizam a tensão sexual implícita entre a deusa e o demônio que ela combate, demônio este que é apenas um aspecto dela mesma. 

Afirmando-se no campo de batalha, Durga inverte a posição das mulheres e, portanto, coloca-se fora das regras sociais, fornecendo uma versão refrescante e socialmente revigorante da realidade. Como imagem do feminino, desafia a visão estereotipada das mulheres, encontrada nos livros legais hindus tradicionais, talvez sugerindo "o extraordinário poder que está reprimido nas mulheres, que são forçadas a papéis submissos e socialmente desvalorizadores."
Monica Von Koss ( "Rubra Força - Fluxos do Poder Feminino)

Followers

Nosso espaço


Ammachi Ma








Danças Circulares Sagradas







CURRENT MOON